sábado, 15 de outubro de 2011

Experiência compartilhada!

     A experiência que quero compartilhar é com um  aluno, que é portador de deficiência visual ( catarata congênita),  que fez cirurgia para implantação de lentes, mas possui baixa visão, além disso, apresenta também  um quadro de transtorno desintegrativo da infância, fazendo tratamento psiquiátrico.
    Está cursando o 3º. Ano do ensino fundamental I, numa escola pública em São Bernardo do Campo  SP. Faz uso adequado de seu resíduo visual, no entanto, até este ano era uma criança com grandes resistências a executar atividades em sala de aula, mesmo que adaptadas.
    É acompanhado pelo AEE de deficiência visual da rede, que vem a escola uma vez por mês para avaliar o material oferecido ao aluno e fazer sugestões. Na escola é acompanhado por mim em sala de aula, num trabalho itinerante em que verifico suas dificuldades e avanços e junto com estagiária e professora e   traçamos juntas objetivos para que ele alcance.
    Há aproximadamente um mês, instalamos o programa Dosvox em seu computador na sala de informática  eu procuramos traçar objetivos que levassem ao aluno avançar em sua aquisição e domínio da escrita , bem como em melhorar sua autoestima , segurança e iniciativa frente à desafios propostos. Escolhemos para isso dois programas: o Edivox e o Jogo de Tabuada.
       Com Edivox desenvolvemos algumas atividades de escrita de memória, que com o auxílio do recurso de fala do programa , vem fazendo o aluno  refletir sobre sua escrita, e o levando a escrever bem mais, porque ao final do texto ,ele pode ter o feedback de todo o material por ele produzido. Além disso, sua experiência com o Jogo da Tabuada, tem sido muito motivadora, pois ao executar as contas e desafios vai superando níveis de dificuldade e se sentindo  competente para realização das atividades de forma mais autônoma.
        Convido àqueles que tiverem alunos com dificuldades visuais, a baixarem e explorarem os recursos deste programa, talvez tenham novas e  boas  experiências !

Um comentário:

  1. É muito gratificante vermos que os recursos sugeridos estão produzindo motivação e desenvolvimento nos alunos.

    ResponderExcluir